Regras Simples

Voltar

MISSÃO DO RANKING: PROMOVER O ESPORTE TÊNIS ENTRE OS AMIGOS DO GRUPO DE WHATSAPP "RANKING 2024”, PREMIANDO OS TENISTAS MAIS BEM RANQUEADOS A CADA BIMESTRE E AO FINAL DO ANO.

REGRAS de SIMPLES – 2024

 

1 – DA CLASSIFICAÇÃO DOS TENISTAS:

Assim como foi em 2023, todos tenistas serão classificados em CLASSES PRECISAS, as quais foram CALCULADAS tenista por tenista, por meio de votação entre os participantes DO JÚRI TÉCNICO.

    As CLASSES PRECISAS terão os VALORES:

2,0 - 2,5 - 2,9 para a 2ª Classe

3,0 - 3,5 - 3,9 para a 3ª Classe

4,0 - 4,5 - 4,9 para a 4ª Classe

5,0 - 5,5 - 5,9 para a 5ª Classe

6,0 para Classe Principiante

AS CLASSES PRECISAS TERÃO A SEGUINTE DENOMINAÇÃO (APELIDO): AS DE FINAL “ZERO” SÃO AS CLASSES “ALTAS”, AS CLASSES DE FINAL “CINCO” SÃO AS CLASSES “MÉDIAS” E AS CLASSES DE FINAL “NOVE” SÃO AS CLASSES “BAIXAS” OU “DE ENTRADA”.

A CLASSE PRINCIPIANTE SERÁ ÚNICA, SEM GRADUAÇÃO ESPECÍFICA.

    Será considerada a CLASSE mais superior a 2,0 (melhor nível de tênis, equivalente a um tenista classificado como de 2ª Classe de forma inquestionável) e a CLASSE mais inferior será a 6,0 (equivalente ao tenista classificado como Principiante de forma inquestionável). O conceito: “SUPERIOR” e o “INFERIOR” são usados de forma inversa à matemática (2 é superior a 4, por exemplo) pois foi copiado da classificação usual do tênis (1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5a classes).

    Para os novatos do Ranking, que não se submeteram a avaliação/votação dos seus colegas do ranking, será admitida como sua CLASSE PRECISA, a opinião dos tenistas que o conhecerem, obedecendo a REGRA DE CÁLCULO usada para todos inicialmente.

    Caso o tenista novato seja desconhecido por todos, caberá ao mesmo definir a sua CLASSE PRECISA, sendo que esta sua escolha poderá passar por uma reavaliação de acordo com a análise dos adversários que com ele jogarem em seguida. Além disso, nesse caso, será dada preferência por classificar o novato com uma classe precisa superior dentro da sua classe declarada.

    A mudança de CLASSE PRECISA poderá acontecer, seja qual for o motivo, AO FIM DE CADA BIMESTRE DO RANKING 2024. Esta mudança acontecerá de acordo com votação do “JURI TÉCNICO” (grupo de 5 tenistas).

Tais mudanças serão feitas para que essa ferramenta represente bem a realidade e sempre. Caso o tenista que tenha a sua CLASSE PRECISA questionada a MUDAR PARA UMA CLASSE SUPERIOR, concorde com a mudança, não haverá a necessidade da avaliação do “JURI TÉCNCO”. Apenas uma opinião bastará para tal UP-GRADE de classe precisa. O DOWN-GRADE sempre terá que ser acordado pelo Júri Técnico.

 

2 - O RANKING

O RANKING será composto pela soma dos pontos do tenista, de forma acumulativa, MAS QUE SERÃO ZERADOS APÓS O FIM DE UM ANO (TODOS COMEÇARÃO UM NOVO ANO COM ZERO PONTOS) e conforme as regras seguintes.

 

3 - DA PONTUAÇÃO

    Para cada SET vencido soma-se 9 pontos ao RANKING MAIS A PONTUAÇÃO BÔNUS (EXPLICADA A SEGUIR).

    Só serão computados pontos referentes aos SETS COMPLETOS NO SISTEMA DE MELHOR DE 3 SETS, PODENDO O 3º SET SER SUBSTITUÍDO POR UM SUPER TIE-BREAK, se for da vontade dos tenistas que jogam. Os únicos placares permitidos que se contabilizem são: 2x0 ou 2x1. NÃO É PERMITIDO COMPUTAR O PLACAR DO 3º SET VENCIDO PELO PERDEDOR DA PARTIDA.

    Não serão computados placares incompletos de sets.          

    TODOS TENISTAS QUE FOREM DERROTADOS NAS PARTIDAS COM PLACAR DE 2x0 (DOIS SETS A ZERO) SOMARÃO 3 PONTOS POR SET PERDIDO, OU SEJA, 6 pontos. OBS: UMA VITÓRIA DE 2x1 dá 9+9 pontos ao vencedor e 9 pontos para o perdedor. O VENCEDOR DA PARTIDA NÃO SOMA 3 pontos pelo SET que perdeu neste jogo. Caso contrário, seria melhor ganhar sempre de 2x1, ao invés de 2x0, algo totalmente contraditório no tênis.

    Só serão considerados como válidos, para efeito de soma de pontos no ranking, os jogos realizados entre dois tenistas participantes do Ranking. Jogos entre um participante e um tenista não participante, NÃO serão considerados.

    PONTUAÇÃO BÔNUS: será acrescida à pontuação de CADA SET VENCIDO ou PERDIDO, um “BÔNUS” que será uma pontuação construída pela seguinte fórmula: VALOR da Classe Precisa do Vencedor do SET menos VALOR da Classe Precisa do Perdedor do SET. Este BÔNUS poderá ter valor negativo, caso o vencedor tenha uma CLASSE PRECISA superior à do perdedor do SET. O BÔNUS é lançado por SET completo jogado.

 

4 - PREMIAÇÃO

    Serão premiados com troféus os DOIS TENISTAS MELHORES RANQUEADOS AO FINAL DO ANO EM CADA CLASSE (5ª e 4ª classes FEMININAS, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª classes MASCULINAS) contabilizando-se os pontos somados entre os dias 16/JANEIRO/2023 (terça, DATA DO INÍCIO DO RKG 2024) e o dia 29/09/24 (um domingo, último dia de jogos do RKG).

OS TENISTAS DA CLASSE PRINCIPIANTE CONCORREM A TROFÉUS NA CATEGORIA 5ª CLASSE NO MASCULINO E AS MENINAS PRINCIPIANTES CONCORREM A TROFÉUS NA 5ª CLASSE FEMININA.

AS MENINAS CLASSIFICADAS COMO 3ª OU 4ª CLASSE CONCORREM AOS TROFÉUS DA 4ª CLASSE FEMININA E PODEM CONCORRER AO TROFÉU MASCULINO DE 3ª E 4ª CLASSE DESDE QUE FAÇAM AO MENOS 4 JOGOS COM HOMENS, DENTRE OS 7 DE CADA BIMESTRE. DESTA FORMA PODERÃO CONCORRER À PREMIAÇÃO FINAL DO ANO: 1º E 2º COLCADOS GERAL DO ANO DESTAS CLASSES (4ª CLASSE FEMININA, 3ª E 4ª CLASSE MASCULINAS) E CONCORRER À PARTICIPAÇÃO NO RANKING FINALS DAS MESMAS.

O tenista que ao longo do ano figurou em duas classes distintas devido à UPGRADES e/ou DOWNGRADES, concorrerá ao troféu de melhor tenista (ou 2º melhor) do ANO, NA CLASSE EM QUE TERMINAR O ANO.

    O Ranking final será divulgado na manhã de 30/09/2024 - segunda feira.

    A entrega dos troféus será feita em local e data de melhor conveniência para o organizador do Ranking e para o premiado.

    ALÉM DA PREMIAÇÃO FINAL DO ANO, será premiado com um troféu, o primeiro colocado do Ranking a cada BIMESTRE (período de 10 ou 9 semanas), contabilizando-se os pontos somados apenas dentro deste período de 10/9 semanas, de forma NÃO CUMULATIVA. Haverá o campeão/campeã BIMESTRAL, QUE CORRESPONDERÃO AOS PERÍODOS DENOMINADOS: AUSTRALIAN OPEN, ROLAND GARROS, WIMBLEDON e US OPEN, totalizando 6 campeões BIMESTRAIS, UM PARA CADA CATEGORIA (4ª e 5ª classes FEMININAS, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª classes MASCULINAS), de acordo com os períodos de tempo descritos na TABELA abaixo:

 

2024

BIMESTRE                          Início                    Fim

AUSTRALIAN OPEN         16-jan                   24-março    (10 semanas)

ROLAND GARROS            26-março            26-maio       (9 semanas)

WIMBLEDON                     28-maio               28-jul            (9 semanas)

US OPEN                             30-jul                    29-set           (9 semanas)

RANKING FINALS            01-out                   24-nov          (8 semanas)

 

    Serão premiados com troféus, os CAMPEÕES E VICE CAMPEÕES DOS TORNEIOS “RANKING FINALS”, os quais terão participação apenas dos 8 TENISTAS MELHORES RANQUEADOS NO ACUMULADO DO ANO DE CADA CATEGORIA: 4ª e 5ª classes FEMININAS, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª classes MASCULINAS.

O tenista que ao longo do ano figurou em duas classes distintas devido à UPGRADES e/ou DOWNGRADES, disputará uma vaga no TORNEIO RANKING FINALS PARA A CLASSE EM QUE TERMINAR O ANO.

OS CAMPEÕES E VICE CAMPEÕES DOS TORNEIOS RANKING FINALS SERÃO OBRIGADOS, NO ANO SEGUINTE A TAL CONQUISTA, A DISPUTAR A CATEGORIA SUPERIOR À QUAL FORAM CAMPEÕES OU VICE-CAMPEÕES.

 

 

5 - INFORMAÇÃO DE PLACARES E DO RANKING

    O RANKING será atualizado e informado ÚNICA E EXCLUSIMENTE ATRAVÉS DE SEU SITE: http://rkg.mwebmg.com.

    Porém a informação de resultados deverá continuar sendo feita, ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE, através do GRUPO DE WHATSAPP "RANKING 2024" PARA O MASCULINO E PARA O FEMININO. Esta informação poderá ser feita por qualquer um dos jogadores, seja o vencedor ou perdedor do jogo, NÃO NECESSITANDO DOS DOIS CONFIRMAREM A INFORMAÇÃO. A palavra de um jogador bastará. A ideia é de que, num grupo de amigos, a honestidade prevalecerá.

APÓS INFORMAR UM PLACAR, O TENISTA DEVE AGUARDAR 24 HORAS E CONFERIR TAL PLACAR DIRETAMENTE NO SITE DO RANKING: http://rkg.mwebmg.com

    A informação de um placar deverá ser feita até às 23:59:59 do domingo que DETERMINA O FIM DE UM BIMESTRE DO RANKING de acordo com a tabela exposta na regra 4. Caso a informação do placar ultrapasse esses dias e horários limítrofes, a partida SERÁ DESCARTADA PELO RANKING.

    Jogos esquecidos de informar em um BIMESTRE NUNCA SERÃO CONTABILIZADOS APÓS A VIRADA DO BIMESTRE.

 

6 - DA FREQUÊNCIA E LOCAL DE JOGOS

    O LIMITE MÁXIMO DE JOGOS DENTRO DO BIMESTRE É DE 7 JOGOS (BIMESTRE = espaço de tempo de 10 ou 9 semanas, de acordo com o calendário do Ranking 2024, VIDE TABELA na REGRA 4.

    NÃO HÁ LIMITE MÁXIMO DE JOGOS NA SEMANA, APENAS NO BIMESTRE, QUE SÃO 7 JOGOS. O tenista poderá realizar a distribuição de seus jogos pelas semanas da maneira que preferir. (exemplo: ficar 6 semanas sem jogar e realizar as 7 partidas nas 3 últimas semanas do bimestre). O MAIS IMPORTANTE É O TENISTA OBSERVAR BEM QUANDO CADA BIMESTRE DO RANKING TERMINA PARA NÃO PERDER A OPORTUNIDADE DE REGISTRAR SEUS JOGOS.

    Não há número mínimo de jogos a realizar. O tenista pode optar por não jogar também. Não há punição para quem não joga.

    A ORDEM CRONOLÓGICA DOS JOGOS INFORMADOS PREVALECERÁ. SÓ PODERÃO SER REGISTRADOS OS 7 PRIMEIROS JOGOS REALIZADOS PELO TENISTA EM ORDEM CRONOLÓGICA, DE ACORDO COM A PUBLICIDADE DESTES, OU SEJA: OS 7 PRIMEIROS INFORMADOS.

    NÃO SERÁ CONTABILIZADO O JOGO EM QUE UM DOS TENISTAS ESTEJA ENTRANDO EM QUADRA PELA 8ᵃ VEZ NO BIMESTRE, ESTANDO ELE CONSCIENTE DO FATO OU NÃO. O tenista que já tiver INFORMADO/CONTABILIZADO os seus 7 jogos BIMESTRAIS não poderá somar mais pontos no bimestre no ranking. Supondo que ele seja desafiado/convidado a jogar por um 8º tenista, o qual ainda não fez seus 7 jogos no mês, aquele tenista que já informou os seus 7 placares TERÁ A OBRIGAÇÃO DE INFORMAR QUE JÁ JOGOU AS 7 VEZES PERMITIDAS PELO RANKING. Caso ele omita essa informação ele estará prejudicando o tenista que ainda não fez os seus 7 jogos, pois caso se realize este jogo, o seu placar NÃO SERÁ CONTABILIZADO.

    O TENISTA QUE NÃO INFORMAR AO ADVERSÁRIO QUE JÁ ATINGIU O LIMITE DE 7 JOGOS BIMESTRAIS SERÁ PENALIZADO COM A EXCLUSÃO DE SEU ÚLTIMO SET VENCIDO DENTRE OS REGISTRADOS NO SITE (o mais recente). CASO UM TENISTA REINCIDA NESTE TIPO DE ERRO, TERÁ OS PONTOS DE SEUS SETS VENCIDOS EXCLUÍDOS ACUMULATIVAMENTE NA PROPORÇÃO DE 1 SET POR IRREGULARIDADE OCORRIDA.

                REGRA INCLUÍDA EM 02/03/22: SERÁ CONCEDIDO O PERDÃO PARA O CASO CITADO ACIMA QUANDO O TENISTA PREJUDICADO CONSIDERAR TAL PERDÃO. DESTE MODO, O TENISTA QUE ERROU AO NÃO INFORMAR QUE JÁ HAVIA JOGADO 7 VEZES NÃO SERÁ PENALIZADO COM A PERDA DOS PONTOS DO SEU ÚLTIMO SET VENCIDO.

    Só serão aceitos registros de jogos realizados no clube PIC, de terça a domingo e feriados.

    NÃO SERÁ PERMITIDO REPETIR UM ADVERSÁRIO DENTRO DE UM MESMO BIMESTRE=10 ou 9 SEMANAS. Para um jogador que fizer todas as 7 partidas possíveis em 10 ou 9 semanas (= bimestre) será imprescindível que sejam contra 7 adversários diferentes.

A cada tenista TANTO DAS CLASSES MASCULINAS QUANTO FEMININAS será permitido a realização de APENAS 2 PARTIDAS CONTRA TENISTAS DE CLASSE PRECISA INFERIOR À SUA DENTRO DE UM MESMO BIMESTRE. Os outros 5 jogos dentro do bimestre deverão, obrigatoriamente, ser contra tenistas de mesma classe precisa ou de classe precisa superior OU DE TENISTA DE CLASSE IMEDIATAMENE ABAIXO DA SUA CLASSE PRECISA, CONFORME TABELA ABAIXO:

  • 5 poderá jogar com 2.9 liberado
  • 9 poderá jogar com 3.0 liberado
  • 0 poderá jogar com 3.5 liberado
  • 9 poderá jogar com 4.0 liberado
  • 0 poderá jogar com 4.5 liberado
  • 5 poderá jogar com 4.9 liberado
  • 9 poderá jogar com 5.0 liberado
  • 0 poderá jogar com 5.5 liberado

 

  • Tenistas 2.0/5.5/5.9/6.0, podem jogar com qualquer outro tenista da sua escolha.

 

7 - DA PERMANÊNCIA, ENTRADA E SAÍDA NO RANKING

    Poderão entrar no ranking, apenas associados do clube PIC, a qualquer data do ano, sendo que todos entram com ZERO pontos.

    Ao sair do ranking, o tenista mantém o seu saldo de pontos até o final do ano em questão e pode retornar quando quiser, solicitando ao Grupo de WhatsApp "RANKING 2024”.

    Ao começar o Ranking em JANEIRO de 2024, os rankeados com ZERO pontos serão dispostos em ordem alfabética até que comecem a somar pontos.

 

8 - PARTICULARIDADES

8.1 - É permitido jogar SETS sem vantagem em qualquer ocasião, em 1 ou 2 ou nos 3 SETS.

8.2 - Em um 3o SET no formato de SUPER-TIE BREAK os pontos de cada tenista serão contados como se fossem games (1 ponto = 1 game)

8.3 - DESEMPATE FINAL: Será usado o SALDO DE GAMES para desempate entre tenistas ranqueados. O SALDO DE GAMES será a diferença simples entre games vencidos e perdidos por um tenista.

8.4 - DESISTÊNCIAS: QUANDO UM DOS TENISTAS NÃO PUDER CONTINUAR A PARTIDA POR UM MOTIVO PARTICULAR, COMO LESÃO, LIMITAÇÃO DE HORÁRIO PESSOAL, URGÊNCIAS EXTERNAS AO JOGO QUE LHE CHAMAM A PRESENÇA, CARACTERIZANDO UMA DESISTÊNCIA DA MESMA, FICARÁ A CRITÉRIO DO TENISTA VENCEDOR O REGISTRO OU NÃO DO PLACAR.

O RANKING INCENTIVA O REGISTRO DE JOGOS QUANDO HOUVER DESISTÊNCIA, SE FOR A VONTADE DO VENCEDOR REGISTRAR, POIS ESTA É A REGRA DO TÊNIS. OUTRA RAZÃO PARA INCENTIVAR TAL REGISTRO É O FATO DE QUE O TENISTA PODE DEIXAR DE FAZER SEUS 7 JOGOS POR DEIXAR DE REGISTRAR UM JOGO ONDE HOUVE UMA DESISTÊNCIA.

PARA O COMPUTO DE GAMES VENCIDOS E PERDIDOS, OS QUAIS IMPACTAM NO SALDO DE GAMES, QUE É UM DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE, RECOMENDA-SE QUE SE SOMEM GAMES AO PLACAR DE GAMES VENCIDOS DO VENCEDOR DA PARTIDA ATÉ QUE SE CHEGUE AO NÚMERO DE GAMES MÍNIMO NECESSÁRIO PARA VENCER A PARTIDA.

EXEMPLO: Nadal perdia para Federer de 3x6 2x5, quando Federer desiste a 1 game da sua vitória. Nadal então deve somar 5 games neste segundo set, totalizando 7x5 no placar e soma 6 games no 3º set para computar a vitória na partida por 2 sets a 1, com as parciais: 3x6 7x5 6x0.

Outro Exemplo: Nadal vencia Murray por 7x5 e no tie-break do 2º set, quando estavam 6 games a 6, Murray desiste. Nadal então deve somar mais 1 game apenas para computar o placar, que deverá ser 7x5 7x6, a seu favor.

OS MOTIVOS: CLUBE FECHANDO OU CHUVA, NÃO CARACTERIZAM DESISTÊNCIA. ESTES SÃO MOTIVOS PARA ADIAMENTO DE PARTIDA, A QUAL DEVERÁ SER CONTINUADA DO PONTO ONDE PAROU DE ACORDO COM NOVO DIA E HORÁRIO ACORDADO ENTRE OS TENISTAS.

8.5 – W.O. (Walk Over)

Será atribuída VITÓRIA POR WO, com subsequente anotação de placar de 6x0 6x0 para o vencedor, somando 12 games ao seu saldo de games e subtraindo-se 12 games do saldo de games do perdedor, sempre que se apresentarem as seguintes situações:

- o tenista que desistir de uma partida não fizer a comunicação de sua desistência com o mínimo de 12 horas de antecedência, seja qual for o motivo para tal desistência;

- o aviso com prazo inferior a 12 horas será considerado motivo para W.O., seja qual for a justificativa;

- CABE AO TENISTA VENCEDOR A DECISÃO DE REGISTRAR OU NÃO O W.O., SENDO SUA VONTADE PREPONDERANTE;

- partidas agendadas em uma “negociação” com prazo inferior a 12 horas entre o horário de início da conversa e o horário marcado para a partida, terão o limite de 3 horas para se considerar um W.O., CASO TODO ESTE PRAZO SE TRANSCORRA ENTRE 6 DA MANHÃ E 18 HORAS.

Caso o prazo comece a transcorrer com início da “negociação” a partir das 11 horas e o agendamento seja para o início da partida no intervalo entre 6 e 11 horas do dia SEGUINTE, considerar-se-á FALTA DE COMUNICAÇÃO PASSÍVEL DE W.O. a que ocorrer antes que o adversário durma. Se um tenista comunica a sua ausência após o adversário dormir, mesmo que seja cedo (21 horas por exemplo), o tenista que se sentir prejudicado poderá dar W.O., ou seja, o tenista que dormir e acordar com uma mensagem avisando desistência para um jogo na parte da manhã (começando no máximo ás 11 horas) poderá aplicar o W.O. no seu adversário. Recomenda-se neste caso, para evitar o W.O., insistir na comunicação e até ligar para o adversário.

- Todos casos particulares poderão ser analisados pelo júri técnico DESDE QUE SE TENHAM PROVAS DO QUE SE DIZ, OU SEJA, DESDE QUE SE TENHA A TROCA DE MENSAGENS REGISTRADA PARA CONFERÊNCIA.

 

9 - CASOS OMISSOS: serão inseridos aqui posteriormente.